13 de Maio

quarta-feira, 13 de maio de 2009 às 21:20
Acabei de chegar do teste de Noções de Estatística e Fiabilidade...Não sei bem o que vai sair dali mas orgulho-me de estar numa turma de Engenheiros que trabalham como uma cooperativa, mesmo durante os testes...o que não faltou foi entreajuda :)

Num intervalinho do estudo e do trabalho (quase escravidão), fui distrair-me a ler as letras gordas das capas dos jornais...foi o Diário de Noticias que avivou o meu sentido crítico...Em letras grandes podia ler-se que agora há peregrinos a pagar promessas porque arranjaram emprego....Hoje é dia 13 de Maio, além do Abufa fazer anos :) também se comemora mais um aniversário da aparição de Nossa Senhora de Fátima por isso hoje vou falar dos peregrinos e dos sacrificios a que se submetem.

Já vem de longe a minha ideia formada sobre o assunto...sou católico, já cheguei a cantar e a ler na missa, fui escuteiro cerca de 15 anos e portanto não sou leigo no assunto...A verdade é que não acho "piada" nenhuma às pessoas que vão a pé a Fátima e menos piada acho a quem se arrasta de joelhos em frente ao santuário.



Já fui a pé a Fátima e a Santiago Compostela...mas não para pagar uma promessa...fui com os escuteiros e aquela caminhada foi importante para nós mas não no aspecto de ter pago algo que ficámos a dever. Até porque eu estou a 50km de Fátima enquanto que uma pessoa que vem do Algarve está a centenas de Kms...será que os 50 Kms a pé compensam o facto de ter conseguido arranjar emprego...e o pessoal que vive a 2 kms de Fátima...esses andam tão pouco que têm de ir lá várias vezes...

Mete-me impressão ainda mais porque muitos ultrapassaram uma doença e ao irem a Fátima a pé pagar a promessa esforçam-se tanto que ficam com várias doenças nas pernas, na coluna e nos pés...enfim, não consigo entender...ficou-me na memória um homem de colete reflector, que ia na IC2 num grupo de peregringos, de moletas e em manifesto sofrimento a caminho de Fátima...será que Jesus ou Deus gostavam de ver isto? Duvido...


O mesmo se passa em Fátima para quem anda lá de joelhos com os miúdos às costas a chorar...será esta a forma correcta de pagar uma promessa!?e que tal fazer caridade com uma pessoa que necessite...não precisa de ser dinheiro, muitos precisam apenas de uma camisola, de uma sandes de leitão e de umas palavras amigas...muito mais útil penso eu...mas venha alguém que me explique e me dê uma boa razão...e mais não falo que a igreja tem a meu ver muita coisa mal...

Vou trabalhar mais um bocadito...sexta acaba o sofrimento...

P.S.: Mudei o visual ao blog...espero que gostem :P e a musiquinha da Ágata e Companhia...fantástica...

3 comentários

  1. *pipi* Says:

    olha também não entendo pk se metem as pessoas nesses coisas! a minha maezinha vai só pk sim (nd a ver com religião... não faz sentido nenhum!!!
    mas pronto.. enquanto vão a pé para fátima e ñ é para o vaticano, uma pessoa ainda pode suspirar de alivio...

    e não gozes com a ágata... tão bela voz que tema senhora:D a fazer frente á lucy mamalhuda!!!

  2. Susana Says:

    Opá tinhas memso de por esta música.... booooooo q mau ...

  3. Ana Says:

    Alguém pediu alguma coisa a essas pessoas em troca?
    Nós é que estamos muito habituados em dar e receber... aquilo que muitas vezes rezaste " trabalhar sem procurar nenhuma recompensa", foi o que viveste nas tuas caminhadas a Santiago e a Fátima. Embora fossemos tds amigos iamos à procura de algo, ao encontro de algo... Na peregrinação a Santiago assim foi... encontrámo-nos como grupo, quiça foi o milagre ;) - isso fica para quem acredita.
    A meu ver as promessas são vividas de acordo com a maturidade de cada um, penso que Deus não nos pede sacrificios ou oblações... simplesmente para pôr em prática o seu maior ensinamento... AMAR!
    Sabes, às vezes não é fácil viver e ter que amar o nosso próximo, principalmente se um dia nos magoou ou por não termos as mesmas opiniões. Mas quem consegue a amar mesmo assim é uma pessoa com muito valor.
    Ninguém se pode dizer não cristão só por isto, acho que é preciso descobrir a essencia de viver com Deus e não só com as regras da igreja!
    Eu acho-te em vários momentos das nossas vidas mais cristão do que eu...

Postar um comentário