Coelho da Páscoa

quarta-feira, 8 de abril de 2009 às 13:58
Ultimamente os dias para mim têm sido todos iguais...isto de estar a estagiar em casa sem horário fixo tem destas coisas...tanto trabalho durante a semana como trabalho a um sábado ou domingo.

Chego ao ponto de nem perceber que a Páscoa está mesmo à porta e que metade de Coimbra está em férias escolares...até o meu orientador de estágio se meteu no avião e tirou uma semana em Porto Santo...e eu cá fico a trabalhar e a frequentar o meu curso de TSHST umas quantas noites por semana.

Já há umas semanas que entro no Continente do Fórum de Coimbra e reparo na quantidade de ovos e amêndoas espalhados por todo o hipermercado...mas o que mais me intriga é o sacana do coelho que mete ovos...esta minha curiosidade sobre o coelho vem de longe mas hoje vou desaparecer de vez com esta questão...



Depois de uma pesquisa no Google encontrei algumas explicações para o maldito bicho que mete ovos:

- Na Antiguidade, os povos escolheram a lua para determinar a data da Páscoa. Como o coelho era tido como um símbolo da lua, passou também a ser considerado um símbolo da páscoa.

- Os coelhos são mamíferos, roedores, que gostam muito de friky friky, tendo grande fertilidade. O seu período de gestação não passa de quarenta dias, tornando-se símbolo da preservação da espécie.

- Na Alemanha, as crianças esperam ovos dos coelhos. As crianças checas confiam que os presentes são oferecidos por uma cotovia. Na Suíça, são os cucos que levam os ovos de presente.

- Outra história põe sentido à tradição do coelho representar um símbolo da Páscoa, uma vez que este simboliza a igreja. A igreja tem a missão propagar os ensinamentos cristãos, a palavra de Deus, para todos os povos; sem distinção, ou seja, aumentar a quantidade de discípulos da mesma. Assim, uma grande quantidade de pessoas é representada pela fertilidade do coelho.

Há uma lenda que marca a história do coelho da Páscoa. Conta a mesma que uma mulher pobre, que não tinha como presentear seus filhos no domingo de Páscoa, cozinhou alguns ovos de galinha e os pintou. Ela teve a ideia de colocá-los dentro de um ninho e escondê-los no quintal de casa, entre as plantas. Quando as crianças encontraram os ovos, um coelho apareceu por perto e fugiu; as crianças acreditaram que o mesmo havia colocado os ovos para elas....e pimba, os coelhos metem ovos...

Espero que para além do meu cérebro demente, eu tenha ajudado mais uns quantos cérebros que insistem em ler este blog e que não sabiam de onde raio tinha vindo a ideia do coelho...

FALTAM 22 DIAS PARA A QUEIMA DAS FITAS DE COIMBRA...

1 Responses to Coelho da Páscoa

  1. olha... o coelho da pascoa é gay!!! gay como o cupido...
    odeio a pascoa pk na minha familia so fazem biolos com o buraco no meio, nesta altura, e nao posso comer nao é...
    depois odeio as amendoas... e o chocolate dos ovos, bah!! sabe a cera das velas ( nao me perguntes como sei a k sabe a cera, k isso... vais ler ao meu blog)
    falta poukinho pra keima:D *** eheheh
    beijinhos (depois dou te as amendoas)

Postar um comentário