Romenos,chineses,brasileiros,africanos e...portugueses

domingo, 5 de abril de 2009 às 16:52
Hoje estava a dar uma vista de olhos no Correio da Manhã e vi uma noticia que me chamou mais a atenção.

Hoje o post será sobre ucranianos, chineses, romenos, brasileiros...entre outros. Não sendo xenófobo nem nada que se pareça, dá-me um grande gozo ouvir certos portugueses dizerem que o mal do país se deve aos emigrantes que deixam os seus países e vêm para cá tentar ter uma vida decente, retirando os empregos aos portugueses.

A essas pessoas deixo aqui o primeiro parágrafo desta noticia:

"Existem cerca de 31,9 milhões de portugueses e luso-descendentes até à terceira geração espalhados pelo Mundo. Se não fosse a emigração, Portugal teria actualmente uma população de mais de 40 milhões de habitantes."


Ora bem, se formos a ver, para além dos chineses, emigrantes de leste,brasileiros e africanos, parece que anda por ai também uma praga de portugueses...bahhh..que palhaçada.

Num mundo que tende a usar cada vez mais a expressão "aldeia global", as pessoas devem abrir a sua mente retrogada e aceitar este fluxo de pessoas como um processo saudável...por vezes esquecemo-nos que nós também vamos lá para fora tentar a nossa sorte.

Não nos esqueçamos do que os portugueses sofrem lá fora, indo para lá muitas vezes enganados com promessas nunca concretizadas e condições de vida por vezes inferiores à que tinham em Portugal. Vejamos o caso recente em Inglaterra...queriam os portugueses de lá para fora...enfim...

Se não fossem os chineses a vender aqueles fabulosos óculos de sol a 4 euros, o que seria de mim?...nem consigo imaginar.
E a bela da picanha que me babo só de a cheirar...tenho que agradecer aos brasileiros.
E o Sony, que aparece na Praça da Républica e nos bares aqui em Coimbra a vender flores e bujigangas com muitas luzes...este marroquino e as suas flores devem ter ajudado muitos rapazes a facturar nas noites loucas de Coimbra.

É claro que por vezes vemos emigrantes que são arruaceiros, só arranjam problemas, embebedam-se, andam à porrada...mas não será preciso procurar muito para ver um português fazer esse tipo de coisas...não devemos generalizar...os pretos não são todos gandulos, os chineses não vendem todos orgãos de crianças e as brasileiras não são todas prostitutas...

De certeza que entre os 31,9 milhões de portugueses que andam lá por fora, muitos são arruaceiros mas a maior parte só quer uma vida decente. Portanto não somos mais que os chineses, que os africanos, que os brasileiros e que os ucranianos.

Mudem lá essa vossa maneira de pensar...

P.S.: Aproveito para aconselhar o filme "Gran Torino" que tem tudo a ver com este tema e é sem duvida um grande filme de Clint Eastwood

0 comentários

Postar um comentário